CENTRAL UMA PEÇA PAISAGEM EM TANTOS MOVIMENTOS
Central - uma peça paisagem em tantos movimentos é o segundo espetáculo da Companhia Volante com foco na itinerância e na ocupação do espaço urbano. Criada em processo colaborativo com uma equipe de quase vinte artistas envolvidos, estreou em agosto de 2018 no circuito entre o Largo da Carioca e a Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.
A peça tem na sua estrutura a pesquisa em tecnologia, arquitetura, paisagem, corpo, política e performatividade. Cada um dos cincos performers conduziu temas de interesse pessoal e caros à coletividade, são eles: a educação; a morte e o genocídio negro; o consumo; a segurança pública e a vigilância social; a epidemia de dança e o corpo da mulher em irrupção. Por meio de uma trajetória pela cidade, que instaura diferentes paisagens, os veículos vão desenvolvendo ações e elaborando encontros com a arquitetura concreta dos espaços e a construção simbólica dos seus interesses.
Central é uma leitura do aqui e agora; uma cartografia não para nos direcionar, mas para nos localizar. Cinco veículos mediam vivências que nos permeiam, em uma trajetória entre praças. Massa e matilha em implosão, irrupção e turbulência.
Atuação/Performance: Isabel Sanche, Julio Castro, Manuela Libman, Nicole Gomes e Lucas Inácio Nascimento.
Direção: Victor Seixas
Co-direção: Caito Guimaraens
Dramaturgia: Gabriela Giffoni e Thaíssa Klotz
Tecnologia e sonoridade: Hugo Rocha, Miguel Mermelstein, Alberto Harres, Nickolas Borba e Gabriel Turner / Stand in: Caio Chacal e Ian Cukierman
Iluminação: Rafael Turatti / João Maia Peixoto
Figurino: Companhia Volante
Arte gráfica e programação visual: Gaya Rachel
Pesquisa histórica: Camila Crespo
Infraestrutura: Hector Tabet
Produção executiva: Analu Chaves
Direção de produção: Gabriela Machado
Realização: Companhia Volante